quinta-feira, 5 de agosto de 2010

**ALTA COSTURA**



Alta-costura (haute couture em francês ) refere-se à criação em escala artesanal de modelos exclusivos com bordados exclusivos em pedras e metais preciosos, por altos preços, para clientes abastados.



Registros mostram que apenas 800 mulheres possuem criações de alta costura no mundo, dentre elas diversas brasileiras: Elisa Moreira Salles, considerada uma das mulheres mais elegantes do mundo, Fernanda Colagrossi, Carmen Mayrink Veiga, SIlvia Amélia Marcondes Ferraz de Waldner e Bethy Lagardére, uma das mulheres mais ricas da França.



Originalmente, o termo foi aplicado ao trabalho realizado pela maison de Charles Frederick Worth, um inglês, em 1858, o primeiro desfile de moda conhecido (e, além disso, usando modelos,manecos, em vez de cabides, outra novidade na época), que produziu em Paris.

Dress by Charles Frederick Worth
Na França moderna, haute couture tornou-se uma denominação que goza de proteção jurídica e que só pode ser usada por empresas que atendam a determinados padrões bem-definidos. 
Todavia, o termo também é usado para descrever toda a produção dos grandes costureiros, seja ela produzida em Paris ou em outras capitais da moda, tais como Milão, Róquio, Nova York, Roma e Londres. 


Embora existam muitas empresas produzindo moda, apenas os constantes da lista abaixo são considerados membros oficiais das maisons de alta-costura pela "Federação Francesa da Costura, do Prêt-'a-porter, dos Costureiros e dos Criadores de Moda"
  1. Adeline André (1981)
  2. Anne-Valérie Hash (2007)
  3. Chanel (1909)
  4. Christian Dior (1946)
  5. Christian Lacroix (1987) - Perdeu o direito de "Alta Costura" em 2009
  6. Dominique Sirop (2003)
  7. Emanuel Ungaro (1965)
  8. Jean-Paul Gaultier (1977)
  9. Givenchy (1952)
  10. Franck Sorbier (1991)
  11. Maurizio Galante (2007)
No início de 2008, haviam quatro membres correspondants (casas estrangeiras):
  1. Elie Saab
  2. Giorgio Armani
  3. Maison Martin Margiela
  4. Valentino

Informações retirada do site: http://pt.wikipedia.org/wiki/Alta-costura


Sabia que a alta costura francesa é protegida por leis?  

Que essas leis foram criadas em 1945, ao término da Segunda Guerra Mundial, quando Hitler tentou transferir a sede da alta costura para Berlim e Viena?

E que para usar a denominação haute couture é preciso cumprir uma série de pré-requisitos e conseguir aprovação da comissão do Ministério da Indústria?

Só podem ser classificadas como haute couture as empresas citadas na lista definida anualmente pela comissão do Ministério da Indústria. E para concorrerem a esta classificação, elas têm que seguir as seguintes regras:

- Fazer roupas sob medida para clientes, com pelo menos uma prova de roupa
- Ter um atelier sediado em Paris que empregue pelo menos 15 pessoas em período integral
- A cada estação (ou seja, duas vezes por ano) apresentar uma coleção para a imprensa francesa, composta de pelo menos 35 looks, com roupas para o dia e para a noite.

Existe, além disso, uma divisão em categorias: membros oficiais, membros correspondentes, membros convidados e acessórios.

Atualmente, os alguns dos membros oficiais são: Chanel, Christian Dior, Christian Lacroix, Givenchy, Jean Paul Gaultier, Adeline André e Stéphane Rolland (este último, incluído recentemente, no final de 2008)

Membros correspondentes: Elie Saab, Giorgio Armani e Valentino

Membros convidados: Martin Margiela, o brasileiro Gustavo Lins, Boudicca, Marc Le Bihan, entre outros.

( matéria SPFW Memória: a origem da alta costura, publicada no site do SPFW. ) 






















3 comentários:

  1. Adorei.. este post me lembra a novela tititi..

    selinhos p. vc no meu blog, pode escolher um deles se preferir!!

    bjos

    ResponderExcluir
  2. Adorei o terceiro vestido de baixo pra cima (: LINDO, lindos!

    passa lá no meu blog, beijos

    ResponderExcluir